Como as soluções de áudio IP podem aumentar a eficiência do seu sistema de câmeras


Um dos piores pesadelos do gestor é perder tempo e dinheiro com incidentes em seu empreendimento. Seja um roubo, furto, acidente de trabalho ou alguma falha na operação, esses eventos podem acarretar enormes prejuízos e em muitos casos comprometer a continuidade do negócio.


É por isso que muitas empresas estão aderindo à implantação de áudio IP integrado aos sistemas de câmeras, comumente conhecidos como Circuito Fechado de Televisão – CFTV.


A principal vantagem desse sistema é a intimidação dos infratores em real time para que não cometam delitos ou atos de vandalismo. O acionamento automático de áudio com mensagens programadas ou ao vivo, coloca o indivíduo em situação desconfortável o que acaba inibindo sua ação, além de proporcionar mais agilidade no monitoramento a distância.


Algumas das vantagens dessa solução


Áudio remoto


Imagine alguém tentando invadir seu estabelecimento, construção ou fazenda. Se houver o monitoramento remoto por vídeo, o áudio remoto pode permitir o envio de uma mensagem ao vivo para essa pessoa: “Atenção você, de boné, camiseta branca, a sua imagem está sendo visualizada em nossa central de monitoramento e já foram enviadas para autoridades policiais que estão a caminho. Saia imediatamente desta área”.


Outra situação onde essa solução pode ser aplicada seria quando uma pessoa passa por um sensor e ao invés de disparar o alarme, seria acionado um áudio gravado, embora com menor detalhamento: “Estamos monitoramento sua imagem. Esta é uma propriedade particular e já acionamos a polícia. Saia imediatamente”.


Esse tipo de abordagem por áudio remoto tem maior potencial para dissuadir uma conduta criminosa, pois apesar da câmera estar monitorando a ação, o indivíduo não tem noção das providencias que estão sendo tomadas e acaba ignorando as consequências.


Alertas de tempo de espera


A permanência de uma pessoa ou um grupo em local pode ser suspeito. Essa ação indesejada pode ser evitada com o disparo do tempo de espera em uma câmera que poderá reproduzir uma mensagem pré-gravada, informando às pessoas que elas estão sendo observadas. Se necessário também poderá ser enviada uma mensagem para a equipe de segurança ou à polícia avisando do problema.


Alertas em áudio para obstrução


Novamente um áudio pré-gravado ou a central de vigilância pode falar ao vivo caso uma saída esteja bloqueada por algum obstáculo. Em alguns casos, dependendo da situação, o áudio pode ser desativado e a polícia chamada para fazer prisão em flagrante.


Salvaguarda e impedir crimes


As mensagens pré-gravadas ou ao vivo também podem ser usadas em áreas como estacionamentos, centros de eventos, praças e outros locais que podem ocorrer aglomerações. Estes avisos sonoros fazem com que os suspeitos saibam que estão sendo observados, além de trazer uma sensação de segurança a mais às outras pessoas.


E para quem serve o áudio via IP?


A aplicação desse tipo de sistema já é uma realidade e vem crescendo exponencialmente devido a sua comprovada eficácia. Fazendas, usinas hidrelétricas, construções, lojas de varejo e atacado. O poder público também pode investir no áudio via IP para melhorar o sistema de segurança de vídeo remoto já existentes.


Tranquilidade e economia


Em resumo, o áudio em rede tem muitas possibilidades e vem se aperfeiçoando nos últimos anos, garantindo tranquilidade e economia para os empreendedores. E mais segurança para todos.


   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
0 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!