Central de Alarme Convencional ou Monitorável? Qual a melhor?

CENTRAL DE ALARME

A central de alarme é o equipamento mais importante do seu sistema de alarme, pois é através dos recursos embarcados nela que será feita a programação de como irá funcionar seu sistema de segurança. Ela é o núcleo do seu sistema de proteção e é importante saber qual é a necessidade do seu projeto para escolher a central correta para você.

Existem diversas opções no mercado com diferentes características e é muito comum se perder na hora de escolher a central de alarme entre tantas opções. Em nosso artigo já vimos anteriormente como escolher um sistema de alarme residencial. Agora você vai descobrir como escolher a melhor central de alarme para o seu projeto, de acordo com as suas necessidades, para não comprar errado.

CENTRAL DE ALARME CONVENCIONAL (AUTO-MONITORÁVEL, VOCÊ MESMO MONITORA)

Existem dois tipos bem distintos de central de alarme. O primeiro tipo é a central auto-monitorável, onde você mesmo é responsável pela segurança do seu sistema. A outra opção é central monitorável, onde a segurança pode ser compartilhada com uma empresa terceirizada que faz o monitoramento do seu sistema de alarme.

A central convencional é recomendável para quem não deseja contratar um serviço de monitoramento nem pagar uma mensalidade para tanto. Nesse caso, se quiser ser informado sobre um disparo será necessário acrescentar uma discadora telefônica.

Vantagens da central convencional:

  1. Sem mensalidades;
  2. Central de alarme com menor custo;
  3. Fácil instalação.
  4. Desvantagens da central convencional:
  5. Você vai precisar de uma linha telefônica e uma discadora se quiser ser avisado sobre o disparo do alarme;
  6. Não terá informações do status da bateria dos sensores etc;
  7. Não terá a ajuda de uma empresa de monitoramento para ir até o local;
  8. Não terá a manutenção preventiva dos equipamentos adquiridos.

CENTRAL DE ALARME MONITORÁVEL (UMA EMPRESA DE SEGURANÇA MONITORA)

A central monitorável é a melhor opção para quem deseja reforçar o seu sistema de alarme, precisa de recursos avançados e dispõe de dinheiro para pagar uma mensalidade caso opte por contratar uma empresa de monitoramento.

Vantagens da central monitorável:

  1. Monitoramento 24h por dia;
  2. Equipe de apoio para ir até o local do disparo;
  3. Manutenção preventiva dos equipamentos;
  4. Monitoramento do status da bateria dos sensores etc;
  5. Recursos avançados de segurança como, por exemplo, armar e desarmar a central através do smartphone, entre outros recursos.

Desvantagens da central monitorável:

  1. Possui mensalidade, caso contrate em empresa de monitoramento;
  2. Maior custo do equipamento;
  3. Instalação requer mão-de-obra especializada, pois é difícil de programá-la sozinha.

RECURSOS POSSÍVEIS DE UMA CENTRAL DE ALARME

Uma central de alarme pode conter diversos recursos avançados. Esses recursos podem ser acrescentados em sua central de alarme ou já vir acoplado de fábrica. Você deve se atentar para identificar em seu projeto se existe a necessidade de uma central de alarme com algum recurso especial, pois pode aumentar significativamente o custo do produto de acordo com o recurso pretendido.

Entre os diversos recursos existentes, podemos citar os principais:

  1. Discadora Telefônica para ligar automaticamente para um número ou vários números de telefone fixo ou celular previamente programado avisando do disparo. Esse aviso pode ser sonoro (discadora por sinal) ou por uma mensagem de voz (discador por voz);
  2. Módulo Ethernet para aumentar a segurança no caso de perda da linha telefônica, avisando o monitoramento do disparo via internet;
  3. Módulo GPRS para aumentar a segurança em caso de perda de linha telefônica e perda da internet, transmitindo o disparo para a central de monitoramento por dados;
  4. Divisão de setores para identificação do local exato da invasão. Dá para saber se o disparo veio da janela da cozinha ou outro setor;
  5. Controle via Aplicativo Móvel para Smartphone com diversos recursos como, por exemplo, armar e desarmar a central de alarme pelo celular.

Em nosso artigo você aprendeu a diferença entre uma central de alarme convencional e uma central de alarme monitorada e suas vantagens e desvantagens. Descobriu que não existe uma central melhor do que outra, mas que a melhor central é a central que lhe atende e cabe no seu orçamento.

Abaixo nós temos um campo de comentários onde você poderá fazer um simples elogio ou retirar qualquer dúvida a respeito do tema. Fique por dentro das novidades em nossas redes sociais.

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
1 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!