Como escolher um sistema de alarme residencial

Para que a sua moradia seja à prova de intrusos, escolher o sistema de alarme é fundamental. Já vimos que sistemas de monitoramento por vídeo inibem delitos em lugares públicos, mas, para estarmos seguros também em nossas habitações, o sistema de alarme é, sem dúvida, um complemento essencial. Pensando em ajudá-lo a identificar o sistema de alarme ideal para as suas necessidades, listamos os itens essenciais que compõem um sistema de alarme completo.

6 Elementos essenciais de um sistema de alarme residencial

  1. Central de alarme  – É o cérebro de todo o sistema de alarme. Pode proteger um ou vários locais e ainda informar o local exato onde ocorreu o evento por setor. A central recebe as informações dos sensores e periféricos disparando sirenes em casos de violações. Pode acionar também luzes e discar para números de telefone avisando sobre a ocorrência.
  2. Sensores – São ligados na central e têm como função informar o estado do setor, se houve violação ou não. Há vários modelos disponíveis como sensores passivos, sensores ativos, sensores quebra de vidro, sensores magnéticos, sensores de impacto, sensores de fumaça etc.
  3. Sirene – Responsável pelo sinal sonoro, pode ser substituído por um sinal luminoso.
  4. Bateria – É imprescindível no sistema de alarme, tendo como principal função evitar oscilações da rede elétrica, manter o sistema funcionando na falta de energia e fornecer corrente para o disparo da sirene.
  5. Discadora – É um dispositivo que, ao disparo do alarme, telefona para números gravados anteriormente pelo instalador ou o próprio usuário a fim de avisar que o alarme foi disparado. O aviso pode ser tipo sirene ou mensagem gravada.
  6. Fonte de alimentação – É a responsável pelo bom funcionamento do sistema, devendo manter carregada a bateria e alimentar todos os sensores.

Na hora de instalar o sistema de alarme, alguns aspectos precisam serem considerados. Confira e veja como um sistema de alarme pode revolucionar a forma como você protege seu lar:

Barreiras externas: evitar e, então, monitorar

O primeiro ponto a ser considerado é o acesso à residência, ou seja, as barreiras externas que podem ser instaladas de acordo com as condições e necessidades específicas do lugar para evitar a entrada de ladrões. Após fazer uma avaliação, o técnico especializado em segurança analisa as informações coletadas e elabora um projeto para prever os problemas que podem pôr em risco a residência e as mais diversas soluções para contorná-los, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Entre os equipamentos mais utilizados, estão os sensores infravermelho duplos, que identificam a presença humana; e os sensores de portas e janelas, que detectam a sua abertura ou fechamento.

Monitoramento na palma da mão

Cada vez mais dispositivos estão conectados a tablets e smartphones, e essa tendência já chegou aos sistemas de alarmes, permitindo que os moradores tenham a praticidade do controle definitivo de seus equipamentos na palma da mão. Dessa forma, eles podem controlar sua propriedade a qualquer hora e lugar por meio de aplicativos móveis. Para ter toda essa facilidade, pesquise no mercado as melhores tecnologias disponíveis, que certamente devem trazer soluções de monitoramento que permitam a você fazer toda a gestão de forma móvel, garantindo a segurança da sua residência mesmo a distância.

Cuidado com promessas de fácil instalação

É comum encontrar no mercado sistemas de alarme que se anunciam de fácil instalação e que garantem não necessitarem de um profissional para a sua montagem. Nestes casos, lembre-se de que, ao adquirir um destes kits de sistema de alarme, é preciso ter conhecimento para instalar o dispositivo no local certo, pois só assim ficará garantida a segurança e o bom funcionamento do alarme na sua casa. Consulte um especialista.

Agora que você já sabe como escolher os melhores equipamentos de sistema de alarme residencial, acompanhe o Blog da Ausec e também a nossa fanpage no Facebook para saber ainda mais sobre segurança, automação e tecnologia. E se quiser que a gente desenvolva um projeto de segurança para sua casa, entre em contato que teremos imensa satisfação em ajudá-lo.

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
3 Comentário(s)
  1. karina disse:

    O que séria um problema periferico? No sistema de monitoramento?

Deixe o seu comentário!