Conheça 7 tipos de tecnologias que ajudam na segurança patrimonial

Se o que está em jogo é a segurança da sua casa, família ou ainda do seu negócio, é importante verificar todos os recursos disponíveis para aumentar a proteção do seu patrimônio e de quem é mais importante para você. Hoje em dia cuidar disso tudo ganhou uma ajuda valiosa: a tecnologia ampliou as possibilidades do mercado de segurança.

Com a tecnologia, agora é possível ter acesso a diversos mecanismos, cada vez mais práticos e rápidos, que ajudam no monitoramento em tempo integral e que pode ser feito de qualquer lugar.Segundo a Associação Brasileiras de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o setor cresce 13% ao ano no país. Ao contratar uma empresa, é preciso fazer uma análise de risco, relacionando os pontos vulneráveis do seu imóvel ou empresa, verificar a procedência e fabricantes dos equipamentos e treinar a equipe, para que o projeto dê cobertura completa ao local.

Veja onde a tecnologia pode lhe ajudar quando o assunto é segurança:

1 – Alarmes

Quando falamos em sistemas de monitoramento, os alarmes são sempre muito lembrados. Seu funcionamento depende também de uma série de tecnologias integradas que, por meio do disparo sonoro, inibe a ação dos criminosos, que dificilmente vão querer ficar no local com o barulho do alarme. Nesse mecanismo, diversos sensores apontados para portas e janelas enviam um sinal para a central que tem suas configurações bloqueadas por uma senha.

Os processos daí em diante dependem de cada tipo de equipamento: alguns apenas disparam o alerta sonoro, outros encaminham uma mensagem de alerta para o dono da casa ou para a empresa responsável pela segurança.

2 – Câmeras de monitoramento

As câmeras de monitoramento também têm papel essencial na segurança também inibe delitos em lugares públicos. Apesar de ser um recurso antigo, a tecnologia ajudou esses equipamentos a se modernizarem e facilitou o monitoramento para quem acessa essas imagens, tornando o processo mais rápido e efetivo. Hoje em dia já existe no mercado câmeras com a capacidade de transmissão de imagens em tempo real, pela internet.

3- Controle na palma da mão

Os dispositivos de segurança como as câmeras e alarmes, podem estar integrados com os telefones ou celulares dos moradores. Assim, é possível visualizar a casa ou a empresa na tela do celular e ser avisado imediatamente caso haja alguma situação suspeita.

4- Botão de pânico
Funciona 24 horas e é interligado à central de monitoramento. Quando um morador ou o porteiro aciona o botão, a empresa de segurança é comunica de forma silenciosa. Pode ser instalado na guarita dos porteiros e nos controles remotos utilizados pelos moradores.

5- Cerca elétrica
É um dos equipamentos mais comuns. Funciona não apenas como uma barreira física, mas também psicológica, em função da ameaça de choque. Não inibe, porém, bandidos armados que usam a força e rendem moradores para invadir o prédio. Deve ser instalada por empresa especializada e receber manutenção periódica. É recomendável que a cerca tenha monitoramento eletrônico. Dessa forma, quando um invasor cruza a barreira, dispara uma sirene e a empresa responsável pela vigilância recebe um alerta.Existe também a opção cercamento infravermelho, que torna a cerca invisível, mas mantém sensores para identificar as tentativas de invasão.

6- Acesso por biometria
Os moradores têm digitais registradas e um leitor é instalado nos acessos do prédio para permitir o ingresso apenas de pessoas cadastradas. Integrado ao sistema de alarme monitorado, também há opção de fazer a abertura da porta com acionamento de alarme silencioso para o caso de morador estar refém de algum invasor. O morador cadastra as digitais de dois dedos diferentes: uma para abertura regular da porta, e outra para emergência, que libera o acesso mas alerta a empresa de monitoramento.

7- Fechadura eletromagnética
Evita que alguém esqueça a porta do prédio ou da portaria aberta, dificultando o acesso aos ladrões, mas o nível de segurança é baixo. Mesmo que a fechadura não tenha sido girada, trava a porta e só permite a abertura por meio da chave. É importante que haja uma fonte de energia auxiliar para manter o funcionamento do sistema mesmo que haja falta de luz.

Tecnologia e segurança formam uma dupla que deu certo. E você, usa algum tipo de tecnologia da segurança em sua residência ou empresa? Conte-nos sua experiência! Na Ausec, temos todos esses serviços e produtos que aliam tecnologia e segurança!

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
1 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!