Por que é importante ter uma câmera CFTV?

A cada ano, novos recursos tecnológicos e serviços são desenvolvidos para prover maior proteção às residências. Alarmes com monitoramento 24 horas, circuitos fechados de televisão (CFTV), barreiras perimetrais, porteiros eletrônicos com câmera de vídeo e biometria são alguns desses dispositivos.

Para quem se preocupa com a segurança patrimonial — seja para sua residência, seja para sua empresa ou comércio — um sistema que utilize câmeras de circuito fechado para a captação e gravação de imagens pode ser uma excelente solução.

O circuito fechado de televisão permite o monitoramento integral e em tempo real de tudo o que acontece em determinado ambiente. Por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos, é possível registrar tudo o que acontece no local. As câmeras utilizadas por este circuito são de altíssimo padrão, e oferecem uma excelente resolução de imagens que permite a identificação de rostos.

Só que apenas investir em uma sofisticada parafernália tecnológica não garante, necessariamente, que os malfeitores ficarão do lado de fora. Vimos anteriormente aqui no Blog dicas para acertar na instalação de CFTV, pois quando mal adquiridos, mal instalados e/ou mal administrados, esses equipamentos resultam em dinheiro jogado fora e, pior, na exposição a riscos. Abaixo listamos os principais sistemas listados por especialistas e associações de classe para manter seu patrimônio em segurança. Confira:

Conhecimento técnico

Escolher um alarme ou uma câmera para o circuito-fechado de TV (CFTV) requer conhecimentos específicos que, na maior parte das vezes, o usuário comum não tem. Por exemplo, o alarme indicado para uma área semiaberta (varandas) é diferente daquele utilizado em ambientes internos. Assim, a aquisição de um modelo inadequado acaba por resultar em disparos indevidos e na perda de credibilidade do sistema CFTV. Da mesma forma, a câmera de monitoramento instalada na entrada da garagem deve ter propriedades específicas para esse tipo de aplicação (lente com auto-íris, por exemplo) para ajustar-se à luz proveniente dos faróis. Instalar outro tipo de câmera nesse tipo de situação pode fazer com que as imagens obtidas sejam inúteis para possíveis reconhecimentos de pessoas e placas.

Cerca elétrica e perimetral

A escolha do melhor equipamento de segurança perimetral depende fundamentalmente das características do local e das exigências do proprietário. Barreiras invisíveis que funcionam por infravermelho são mais utilizadas por quem busca pouca interferência na arquitetura. As cercas elétricas são mais comuns, baratas e ostensivas.

Mas seja qual for à tecnologia, o equipamento precisa ser produzido e instalado segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).  No caso das cercas elétricas, elas devem estar à altura mínima de 2,5 m e ser devidamente identificadas.

Porteiro eletrônico

Equipamento essencial para a proteção da casa, o porteiro eletrônico “é um meio de comunicação para auxiliar no controle de acesso à distância e não há impedimentos para o uso”, comenta Godoy. Segundo ele, os modelos que vêm com câmera instalada são os mais seguros, mas a eficiência do equipamento pode ser comprometida, se o usuário não for cauteloso: não adianta, por exemplo, instalar o aparelho e deixar a porta destrancada.

Sensores de presença e alarmes

Os sistemas de alarme são conjuntos de detectores de intrusão e dispositivos de controle, gerenciados por centrais. A eficácia de um desses sistemas depende principalmente da qualidade do serviço de monitoramento 24 horas ao qual está atrelado. De pouco adianta o alarme disparar e a central demorar a atender ao chamado. Para especificar qual o tipo mais indicado a casa, porém, faça uma análise de risco do local que detecte suas vulnerabilidades e elabore um projeto exequível, que não transforme o lar em prisão, sempre.

Sistema de CFTV (circuito fechado de TV) ou videomonitoramento

Trata-se de um conjunto de equipamentos e dispositivos que captam imagens e as transmitem para a observação e os gerenciamentos locais ou feitos remotamente. Em muitos casos, esses sistemas são instalados apenas para dissuadir os bandidos, mas quando estão integradas a uma central de monitoramento 24 horas, tendem a ser mais eficientes. Para evitar jogar dinheiro fora, inspecione e faça a manutenção periódica dos equipamentos. E, atenção, ao escolher as câmeras certifique-se de que as imagens gravadas, tenham qualidade mínima para o reconhecimento.

Biometria para a abertura de portas

As leitoras biométricas concedem ou negam acesso a portas e portões com base na análise das digitais, por exemplo.

Trata-se de um recurso de proteção interessante, que tende a se tornar cada vez mais solicitado, pois os modelos ganham a cada dia mais confiabilidade e detêm índices de falhas baixos. A biometria pode ser acoplada a fechaduras para abertura da porta principal de casas , mas o custo ainda é alto.

Blindagem arquitetônica

Bastante recomendada para guaritas de edifícios, a blindagem arquitetônica pode ser utilizada também em residências, mas trata-se de uma solução de alto custo (a partir de R$ 10 mil). É possível blindar portas, janelas e, até, paredes. Mas antes de contratar esse tipo de serviço, é necessário certificar-se de que a empresa possua certificações de qualidade (ISO, por exemplo) e se a blindagem oferecida possui proteção balística homologada pelo Exército Brasileiro. A blindagem é uma solução de segurança considerada “avançada”, que deve ser precedida da instalação de outros equipamentos, como alarmes e câmeras de monitoramento.

E se você optar por instalar um sistema de CFTV, a Ausec pode ajudar! Gostou do que falamos neste artigo? Então, deixe o seu comentário no campo abaixo.

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
1 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!