Videomonitoramento: Soluções para uma cidade mais segura

Já vimos antes aqui no Blog por que a videovigilância é tendência em segurança e sabemos que atualmente o mercado de segurança nas cidades oferece uma série de produtos diferentes para reforçar a vigilância de residências e organizações. Esse excesso de soluções, a primeira vista, pode parecer incômodo por “fragmentar” o esforço de vigilância. Porém, as ferramentas mais modernas permitem a integração em uma central, unificando as informações geradas por câmeras, alarmes, rastreadores, entre outros.

Integrar um sistema de videomonitoramento em uma única central de controle, como por exemplo,  para parques, praças, ruas e prédios públicos ajudaria administradores públicos a responderem essas perguntas e  programarem planos para uma cidade mais segura. Um sistema integrado dá às pessoas acesso às informações relevantes para seus propósitos. Utilizada dessa forma, a vigilância irá beneficiar tanto os responsáveis pela segurança como também os cidadãos.

É claro que há desafios para cada tipo de instalação, mas existem soluções tecnológicas que podem superá-los. Quando se trata de sistema de videomonitoramento, cada local tem seus próprios obstáculos. A integração por meio de um sistema de videomonitoramento centralizado e interconectado entre cidade e câmeras é a melhor maneira de colher os resultados de um sistema de vigilância eficiente para a segurança das cidades. Administrar uma cidade e tudo o que a envolve, da segurança ao planejamento, é complexo, para dizer o mínimo. Sempre há um número grande de incidentes que pode acontecer de um simples congestionamento no trânsito a casos de vandalismo e crimes. Abaixo citamos três tópicos relevantes para uma cidade mais segura com sistemas de videomonitoramento.

NECESSIDADES

É vital que as câmeras em uso sejam capazes de apontar um determinado lugar ou alvo com precisão, pois é comum que ocorram incidentes quando apenas o criminoso e a vítima estão presentes.

O coração de qualquer cidade está em suas ruas. Se estas não estão fluindo corretamente, tanto cidadãos quanto a alma da cidade, o comércio, podem ser prejudicados. O estado das estradas e trânsito também é importante para veículos de emergência e sua capacidade de alcançar seus destinos o mais rápido possível.

Novamente, é importante que haja tanto uma visão panorâmica quanto uma imagem detalhada com identificação precisa de objetos e pessoas. A polícia, ou quem quer esteja monitorando o ocorrido pelas câmeras, precisa ser capaz de ler placas de automóveis de uma grande distância e ter foco rápido em objetos em movimento, para controlar a atividade em tempo real, assim como para fazer uma avaliação posterior do incidente.

Monitorar edifícios e escolas públicas também não é uma tarefa fácil, pois estes locais tendem a ter entradas grandes. Se as portas forem de vidro, elas podem dificultar a captura de imagens claras pelas câmeras, por causa dos reflexos do material e das luzes fortes no fundo. Mais uma vez, é necessária a presença de câmeras de videomonitoramento capazes de rastrear objetos, movendo-se dentro dos campos de visão de corredores e halls.

AMBIENTES

Nesses locais é comum a presença de longos corredores e de perímetros que precisam de proteção imediata. A tecnologia é necessária nos portões de entrada, portas e áreas vulneráveis, que se bifurcam em várias direções, para monitorar o tráfego com precisão e independente de sua velocidade. As instalações dessa natureza requerem vigilância discreta, como uma solução que ofereça boas imagens coloridas, mas apenas o bastante para a identificação, mesmo quando o uso de luzes brancas não for uma opção.

Escolas, por exemplo, não costumam ter luzes brancas fortes em toda a extensão de suas instalações e, mesmo assim, precisa de uma solução de videomonitoramento que ofereça imagens claras para a identificação. Na época das eleições, tal medida se torna crucial, para aumentar a segurança dos eleitores e combater a boca de urna.

É claro que a ideia de um sistema de videomonitoramento centralizado e integrado é ótima em teoria. O desafio principal na execução de um plano como esse vem dos próprios cidadãos. As pessoas querem segurança, sem sentir que estão sendo monitoradas, despertando o dilema privacidade públicas versus objetivos de vigilância da cidade.

SEGURANÇA

No entanto, isso não precisa ser um problema. Em uma cidade monitorada por câmeras de segurança, estas podem ser colocadas e direcionadas apenas para espaços públicos, e não para dentro de construções residenciais e comerciais. E, em casos em que existam áreas sensíveis, máscaras de privacidade podem ser utilizadas para excluir aquela parte do campo monitorado.

O sistema de videomonitoramento deveria ser visto como uma ferramenta para uma cidade mais segura. Por exemplo, câmeras instaladas em locais como parques e edifícios públicos pode ser uma extensão da força policial que trabalha sem parar para apoiar suas operações, coletando evidências e sendo usadas como ferramenta de investigação local em tempo real, permitindo à polícia utilizar melhor seus recursos.

Vale lembrar que se instaladas corretamente, câmeras de videomonitoramento é uma forma de manter cidades seguras e tranquilas. Elas são um impedimento para comportamentos prejudiciais à sociedade e também uma ferramenta para as autoridades. E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe nos comentários a sua opinião e continue acessando nosso Blog e Facebook para ficar por dentro de novidades.

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
0 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!