Câmera inteligente reforça segurança de condomínios


Sistemas conseguem reconhecer movimentos suspeitos e alertar equipe de vigilância



Famílias que procuram condomínios horizontais para viver estão em busca do conforto aliado a segurança. O número deste formato de condomínio ganha cada vez mais preferência dos moradores de grandes cidades, mas, mesmos nestes espaços, sempre bem vigiados, os contraventores podem encontrar formas de furar a segurança. Somente nos últimos dois meses, foram noticiados três assaltos em condomínios horizontais de alto padrão em Cuiabá.



Por isso, os administradores desses residenciais buscam soluções técnicas inovadoras para garantir a segurança dos moradores e seu patrimônio. Um item importante em todo sistema de segurança são as modernas câmeras para monitoramento que possuem analíticos com capacidade de reconhecer pessoas e movimentos suspeitos a longas distancias no perímetro demarcado, assim como a circulação em determinado horário pré-estabelecido no protocolo de segurança. Essas informações chegam por meio de alarmes para o operador do sistema, facilitando e dando mais agilidade nas ações ostensivas de segurança.



São equipamentos preparados para operar 24 horas por dia, sob quaisquer condições climáticas, com proteção contra o sol ou a chuva, e recursos como tolerância a altas temperaturas, baixa luminosidade, excesso de poeira e umidade.



“Os melhores sistemas de segurança devem ter a capacidade de integrar todas as áreas, conversar entre si e atuar de forma colaborativa em tempo real, assim todo processo de vigilância é automatizado, garantindo mais segurança e confiabilidade das informações”, explica Wagner Figueiredo, diretor presidente da AUSEC, empresa mato-grossense especializada em tecnologias de automação e segurança.



Outra aplicação para aprimorar a vigilância nos condomínios é o sistema de áudio IP ou sistema de sonorização. O sistema de áudio é integrado às câmeras de vigilância e podem ser acionados sempre que a equipe de segurança for alertada sobre movimentos suspeitos. A principal vantagem dessa solução é a intimidação dos infratores em tempo real para que não cometam roubos, furtos ou atos de vandalismo.



O acionamento automático de áudio com mensagens programadas ou ao vivo coloca o suspeito em situação desconfortável, inibindo sua ação. De acordo com especialistas, esses sistemas instalados em ambientes monitorados reduzem em até 30% a possibilidade de concretização de uma ação criminosa.



“Imagine alguém tentando escalar o muro de um condomínio. A câmera detecta a ação, alerta a central de monitoramento, que aciona o sistema de áudio, com a seguinte mensagem ao invasor: ‘atenção você, de boné, camiseta branca, a sua imagem está sendo visualizada em nossa central de monitoramento e já foram enviadas para a polícia que está a caminho. Saia imediatamente desta área’”, conta Wagner.


Segurança e rapidez no atendimento


Os administradores de condomínios estão buscando cada vez mais agilizar o fluxo de acesso dos moradores, visitantes, prestadores de serviços e colaboradores com a implantação da tecnologia de reconhecimento facial ou outros leitores biométricos sem contato. Para ter acesso ao condomínio, por exemplo, os moradores têm à disposição o reconhecimento fácil, aposentando definitivamente a necessidade de senhas. A tecnologia permite um controle total de entrada e saída de todos os moradores, otimizando o tempo de identificação e liberação de acesso ao condomínio.



Entusiasmado com as inovações tecnológicas implantadas no condomínio que administra, Roberto Pereira Amorim destaca a sensação de segurança que os novos sistemas trazem. “São aplicações técnicas, integradas, que proporcionam uma maior sensação de segurança a todos nós. Não são simples equipamentos, mas soluções inovadoras, que, além da segurança agregam valor a propriedade”, diz o síndico do condomínio Florais Itália em Cuiabá.



O mesmo sistema pode ser aplicado aos prestadores de serviços, que são cadastrados e liberados após identificação biométrica com ou sem contato, garantindo total controle, em tempo real, dos profissionais que estão prestando serviços nas residências ou na área do condomínio.



Para os visitantes, o acesso também se tornou mais rápido. O sistema permite que o próprio visitante insira seu documento de identificação nos totens de credenciamento, ocorrendo a liberação imediata para a entrada de forma remota sem o contato direto com o vigilante. O eficiente processo reduz o tempo de espera e a fila de carros na portaria, muito comum nos finais de semana ou em dia de festa evitando assim aborrecimentos.


   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
0 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!