Como prevenir incêndios na sua empresa: 11 dicas

Um incêndio pode causar prejuízos materiais e às vezes pessoais, dependendo do tamanho e proporção que atingi. Algumas dessas perdas nunca serão recuperadas. A prevenção é sempre a melhor escolha, e pensando nisso hoje trataremos sobre  sistema de combate a incêndio, agindo de forma preventiva, afinal, a melhor proteção é a prevenção. Já vimos anteriormente que também é necessário atenção na hora de instalar um sistema de incêndio na sua empresa para que incidentes não ocorram.  Para a prevenção de sistema de combate a incêndio algumas atitudes são importantes:

  1. Respeite a sinalização indicativa de combate e ação em casos de incêndios

A sinalização indicativa é muito importante, em caso de incêndio é ela que mostrará as ações a serem tomadas para que as pessoas saiam do lugar em segurança.

  1. Não obstrua o acesso aos corredores de passagem de emergência e escadas

Lembrem-se em caso de incêndio eles são a esperança de uma saída rápida e segura, mantê-los desobstruídos é fundamental para a segurança de todos que estão no ambiente.

  1. Não fume próximo a produtos inflamáveis

Isso parece obvio, mas acredite, acontece! Obedecer a sinalização de não fumar é um ato de inteligência. Fume apenas nos lugares permitidos para tal.

  1. Cuide bem da manutenção da rede elétrica

Boa parte dos incêndios ocorre por causa de curtos circuitos elétricos. Não faça gatos e gambiarras elétricas em máquinas e na rede elétrica, dessa maneira o  sistema de combate a incêndio preveni acidentes.

  1. Não sobrecarregue as tomadas

Elas não foram feitas para suportar vários equipamentos ligados ao mesmo tempo.

  1. Substitua os extintores avariados

Principalmente em ambientes com circulação constante de empilhadeiras é comum que aconteçam avarias em alguns extintores, tornando-os inadequados para uso. Fazer a substituição no menor tempo possível é muito importante para manter o ambiente mais preparado para uma eventual ação.

  1. Mantenha os extintores com carga de água longe dos equipamentos energizados

Isso é importante para evitar que na hora da correria, algum desavisado use e com isso sofra uma descarga elétrica (a água conduz eletricidade).

  1. Mantenha os extintores com carga de água longe dos produtos químicos inflamáveis

Lembre-se, os extintores de água podem fazer com que as chamas se espalhem, e com isso o fogo poderá se tornar incontrolável.

  1. Conheça os produtos químicos da sua empresa

Alguns produtos químicos reagem em contato com outro, e essa reação às vezes gera fogo. Conhecer os produtos químicos e sua reação irá fazer com que tome as medidas para armazená-los a uma distância certa e lugar seguro, e com evitar o risco.

  1. Mantenha os materiais combustíveis em local seguro

Não improvise, na dúvida procure opinião especializada.

  1. Nunca obstrua o acesso aos extintores

Os extintores são as vezes a única chance de um combate a tempo de evitar que as chamas se tornem incontroláveis.

Lembre-se os primeiros minutos são os mais importantes no combate a incêndio, quanto mais demorar em combater, maior a chance de que ele fique incontrolável. E você, utiliza algum método de prevenção de incêndio na sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe com a gente! Para saber sobre nossos produtos e serviços contate-nos!

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
0 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!