Dicas: como usar a rota de saída de emergência em caso de incêndio

Em situações de incêndio, muitas vezes não é possível combater o fogo principalmente em ambientes de alta tecnologia: seja por falta de equipamentos disponíveis, como extintores ou hidrantes, ou porque as chamas já estão em grandes proporções. Nesse caso, é preciso seguir a sinalização de segurança, a comunicação visual planejada por profissionais para indicar o caminho mais seguro para evacuar em casos de emergência.

Veja a seguir 5 dicas para garantir sua segurança durante uma evacuação por incêndio:

1- Não siga por outro caminho que não seja o indicado pela sinalização de saída de emergência, ou você pode se deparar com uma passagem fechada. Use as escadas, nunca elevadores. Também acione o alarme de incêndio e proteja as vias aéreas da fumaça tóxica usando uma camisa ou qualquer pedaço de pano disponível.

2- Se estiver usando salto alto, retire o sapato e deixe em um local que não atrapalhe a passagem de outras pessoas. Além disso, deixe bolsas e mochilas: as alças podem se prender em corrimãos e atrapalhar ou impedir a evacuação.

3- Caso tenha que abrir uma porta, use um pano molhado para proteger o contato das mãos com a maçaneta: ela pode estar quente e te queimar. Além disso, observe se há fogo do outro lado da porta, percebendo se há irradiação de calor. Se houver fogo do outro lado, ele pode vir em sua direção ao abrir a passagem.

4- Se estiver em um local longe da saída ou não conseguirá sair rapidamente do local, molhe seu corpo. A água formará uma leve camada de proteção que irá te ajudar a suportar o calor.

5- Ligue para o Corpo de Bombeiros assim que possível, pelo número 193.

Em nosso Blog você encontra mais informações de como prevenir incêndios na sua empresa.  Fique por dentro de nossas dicas e acesse o nosso site para saber mais dos produtos e serviços Ausec.

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
1 Comentário(s)
  1. Letícia Sinta disse:

    Gosto muito desse blog

Deixe o seu comentário!