Por que a videovigilância é tendência em segurança

Pesquisas apontam que a segurança é, hoje, a principal preocupação da sociedade. Vivemos rodeados por grades, câmeras, alarmes e todo o tipo de dispositivo capaz de inibir a criminalidade e de proteger nossa vida e patrimônio. Às vezes, temos a sensação de estar vivendo em um big brother, mas, se perdemos em privacidade, ganhamos em controle e segurança. E tudo isso só é possível graças a uma tecnologia de videovigilância que completa 20 anos em 2016: as câmeras IP.

Câmeras IP: qualidade e mobilidade em sistemas de videovigilância

Até 1996, todas as câmeras no mundo eram analógicas então um grande desafio para os próximos anos, além de substituir os modelos analógicos por sistemas de videovigilância de alta qualidade, é otimizar o aproveitamento das imagens em combinação com um trabalho de inteligência das polícias. As câmeras de videovigilância atuais modelo IP disponibilizam imagens que podem ser visualizadas ao vivo em qualquer lugar do mundo. Com os avanços na tecnologia de videovigilância, é possível inibir assaltos e crimes, ler placas de veículos e, mais importante, desencorajar possíveis bandidos a praticar um ato criminoso com a chance de ser reconhecido, tanto em ambientes públicos quanto em privados, como garantindo a segurança em condomínios.

Saiba por que a videovigilância é tendência em segurança:

  1. Integração de dados nas cidades digitais

Tema sempre presente quando se discute a gestão moderna na administração pública, o projeto de uma cidade digital vai muito além de oferecer pontos de acesso público à internet. Implantar uma cidade digital significa atender às demandas de integração de todos os serviços públicos, como SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia, com um único intuito: proteger o cidadão. Dessa maneira, o sistema de videovigilância reduz custos com a implementação de programas de inclusão digital, pois proporciona maior eficácia da administração pública e melhorias na prestação de serviços à comunidade.

  1. Compartilhamento de imagens privadas com o setor público

A troca de dados e com rapidez e segurança no fluxo de informações permite maior eficiência na gestão administrativa. O grande desafio desse projeto é disponibilizar uma infraestrutura de telecomunicações de rápida instalação que ofereça qualidade e segurança permitindo aos órgãos públicos ter rápido acesso à informação a partir de qualquer ponto da administração pública.

  1. Avanço de câmeras em deslocamento

Uma das tendências em segurança é a implantação de câmeras de videovigilância em transportes públicos. Os equipamentos podem gravar imagens ao longo do dia para que, quando necessário, permitam identificar a ação de criminosos. Hoje, as câmeras IP podem ser pequenas, com resolução Full HD, resistentes a tremores e choques para manter a imagem estável. Alguns modelos são dotados de compensação automática de variação de luz para gerar imagens de qualidade independentemente da iluminação. A ação policial também ganha com a implantação de câmeras dentro de viaturas, o que garante a transparências na prática cotidiana desses profissionais e pode gerar provas contra suspeitos.

Para criar uma solução combinada de vídeovigilância a custo acessível à Ausec, tem parceria com a Axis Communications líder mundial em câmeras IP e Genetec fabricante de software. Um dos principais benefícios da aliança é a possibilidade de integrar as câmeras da Axis com a solução Genetec que simplifica a instalação de câmeras IP em projetos de videovigilância. A combinação de portfólios tem capacidade de gerar soluções acessíveis e inovadoras para o segmento de pequenas e médias empresas e grandes corporações. A implantação dessas tecnologias possibilita que as imagens captadas sejam acompanhadas a todo o momento.

Gostou do nosso texto sobre segurança urbana através de videovigilância? Então, acompanhe o Blog da Ausec e siga nossa fanpage no Facebook para conhecer mais sobre automação e segurança.

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
1 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!