Por que é fundamental investir em relógios de ponto nas empresas?

As empresas enfrentam desafios diários na gestão de produtividade, principalmente quando falamos de organizações com um número expressivo de funcionários. São várias as atividades que precisam ser realizadas com o intuito de garantir a eficiência no ambiente de trabalho, e uma dessas tarefas fica a cargo do setor de Recursos Humanos: acompanhar a frequência e a pontualidade da equipe.

Para evitar prejuízos financeiros e assegurar a qualidade dos processos de entrada e saída dos funcionários, nada é mais efetivo do que um relógio de ponto. Já vimos anteriormente no Blog como economizar com um relógio de ponto, um equipamento, além de contribuir para o controle das jornadas de trabalho das equipes, também garante informações relevantes, que servem de parâmetro para a tomada de decisões estratégicas, como mudanças no quadro de funcionários e otimizações gerais.

O que diz a legislação sobre relógios de ponto?

Empresas que tenham um quadro de funcionários com mais de 10 pessoas podem optar por alguma ferramenta de controle para a jornada de trabalho. Antigamente, era comum encontrar nas empresas controles manuais, com anotações diárias que atrasavam os processos e causavam divergências. Contudo, hoje em dia, qualquer empresa pode investir em relógios de ponto eletrônicos, já que estes equipamentos apresentam preços muito mais acessíveis, além de serem extremamente mais eficientes e práticos .

Vantagens do relógio de ponto

São várias as vantagens do relógio de ponto para as organizações, como já citamos. Em primeiro lugar, essa tecnologia oferece controle total sobre a frequência dos funcionários, sem deixar brechas para fraudes de informações.

Essa característica aumenta a transparência e a credibilidade da empresa e melhora a relação com os profissionais, pois cada funcionário estará ciente de que receberá apenas pelas horas trabalhadas e que não terá abusos por parte da empresa em relação à carga horária.

Outro ponto extremamente positivo é que a empresa fica resguardada e consegue comprovar ao Ministério Trabalho que as jornadas profissionais estão em conformidade com as leis trabalhistas. Por fim, outro benefício que não pode ser deixado de lado é o fato de que os relógios de ponto evitam prejuízos financeiros, já que a empresa consegue otimizar a coleta de dados sobre a presença dos funcionários e lançar nas folhas de pagamentos apenas as horas realmente trabalhadas.

Converse com a equipe da Ausec e conheça as principais ferramentas de controle de acesso da atualidade. Nós possuímos soluções completas e podemos ajudá-lo a escolher a melhor opção para a sua necessidade.

   
Voltar
Imprimir
Compartilhar
Comentários:
0 Comentário(s)

Deixe o seu comentário!